Pesquisas mostram que 47% do tempo não estamos presentes, estamos distraídos com pensamentos, preocupações e estímulos externos fazendo nossas atividades no piloto automático. Isso pode significar que passamos quase metade de nossas vidas sem dar atenção ao que estamos fazendo ou vivendo.
Mindfulness ou Atenção Plena em português, é a habilidade de estar e viver o momento presente em sua plenitude. Ele nos ensina a aceitar o passado e liberar a culpa, lamentações e frustrações e também a diminuir a ansiedade que pode vir do futuro.

Suas práticas podem ser vistas como uma musculação mental, pois estabelecer práticas de Atenção Plena ativa a região do córtex pré-frontal que é responsável pelo raciocínio, atenção e controle das emoções. E é nesse momento e espaço, de presença, que conseguimos desenvolver novos aprendizados, mudança de comportamentos e solução de problemas complexos.

Nos workshops e programas de Mindfulness são ensinadas diversas formas de se desenvolver essa atenção nas atividades cotidianas, andando, comendo, deitado e também sentado com a meditação.

As práticas de Atenção Plena tem o potencial de ampliar o estado de presença, para trabalhar e desfrutar daquelas atividades e realizações que você pode estar buscando como, por exemplo: – Ler, estudar e aprender com mais foco e concentração
– Alimentação consciente – Inteligência emocional e melhoria nos relacionamentos
– Autoconhecimento
– Mais satisfação na vida e trabalho